sábado, novembro 23, 2024

Festa de Nossa Senhora da Soledade é na próxima sexta-feira em Bom Jesus da Lapa

Leia também

A romaria do dia 15 de setembro também atrai multidões de romeiros

Na próxima quinta-feira, 15, acontece a segunda maior romaria de Bom Jesus da Lapa, que atrai uma grande quantidade de romeiros de todo o Brasil.

O Stenário de Nossa Senhora da Soledade, começou na sexta-feira, 8/09. e

acolheu os peregrinos que chegaram para celebrar a festa em honra à mãe da Soledade, a co-padroeira da Igreja de pedra e luz.

Ao longo do setenário, por meio da reflexão do evangelho, as dores de Nossa Senhora são meditadas. Na primeira noite, o grupo teatral do Santuário representou o quadro vivo da profecia de Simeão a Maria.

reprodução

A festividade representa a segunda maior romaria do ano e  reafirma a característica mariana deste lugar. A devoção foi trazida pelo fundador, o padre Francisco da Soledade, e segundo a administração do Santuário, a expectativa é de que cerca de 300 mil pessoas visitem o lugar sagrado até o dia 15 de setembro.

“Esse final de semana será de casa cheia. O Bom Jesus não se separa de Nossa Senhora e os devotos do Bom Jesus e de Nossa Senhora não se separam. É como se eles olhassem para ambos e dissessem: ‘“tamo junto”’. Afirmou o reitor do Santuário, Pe. Roque Silva.

Na reflexão do Evangelho, além de falar da festa do nascimento de Maria, o presidente da celebração, Dom João Cardoso, falou sobre o exemplo de obediência, fidelidade e amor ensinados por ela. “Iniciamos o setenário da Soledade na festa da natividade de Nossa Senhora. É um momento em que nós também podemos renovar a nossa vocação, tendo Maria como modelo. Ser Mãe do Bom Jesus lhe trouxe grande alegria, mas também muitos sofrimentos. Quando Simeão falava da espada que atravessaria o coração de Maria, falava da paixão de Jesus, ela seguiu os passos de Jesus como discípula e como Mãe. Ela pode se alegrar em muitos momentos, mas sofreu as consequência da atuação de seu Filho, que era sinal de contradição.”

Devoção Mariana tem forte presença no Santuário de Bom Jesus da Lapa

A devoção à Nossa Senhora da Soledade fazia parte da vida religiosa do fundador daquele Santuário, Francisco de Mendonça Mar. Acredita-se que esta devoção de Francisco nasceu de sua experiência em Portugal, onde o culto a Nossa Senhora das Dores, chamada também de Soledade, estava intimamente ligada à da Paixão do Bom Jesus.

Contam os historiadores que Francisco, o Monge, foi chamado pelo arcebispo para ir a Salvador e, após uma preparação, em 1706, ordenou-o sacerdote e o nomeou Capelão do “Santuário do Senhor Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade”. Então, em homenagem à Mãe das Dores, o Monge da gruta passou a se chamar Padre Francisco da Soledade.

Segundo a “Resenha Histórica” de Monsenhor Turíbio, Francisco de Mendonça Mar veio “àquele prodigioso sítio da Lapa trazendo em mãos uma lâmina, tão pequena como a palma de uma mão, de Nossa Senhora da Soledade”.

Ele a colocou na gruta junto à imagem do Senhor crucificado e a partir daquele momento começou a desenvolver-se, aos poucos, aquela Romaria.

Internet fibra com velocidade máxima é na Pollynet – 0800 071 6092

Com informações do Santuário do Bom Jesus

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias