Nesta quarta-feira (22) a Secretaria Municipal de Saúde realizou o Inquérito de Incapacidade de Hanseníase, ação que ocorreu através da parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria Estadual de Saúde, secretaria municipal de saúde e vigilância em saude
O Inquérito Nacional de Incapacidades Físicas em Hanseníase tem por objetivo realizar avaliação com pacientes de hanseníase nos pós alta, com processo de entrevista e avaliação pelas fisioterapeutas do Ministério da Saúde.
A ação está sendo realizada a nível nacional, para Bom Jesus da Lapa duas fisioterapeutas foram enviadas para auxílio no Inquérito, no total ocorreram avaliação de 16 pacientes.
A hanseníase, conhecida no passado como lepra, é uma doença incapacitante e que pode trazer danos ao paciente mesmo após a alta médica depois de curado.
O Inquérito Nacional de Incapacidades em Hanseníase tem como um dos objetivos principais estimar o número de casos prevalentes da doença no país e conhecer a frequência e a progressão do grau de incapacidades por segmento mão, pé, olho e no pós-alta.
Ascom BJL