Na manhã desta segunda-feira (04), a Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa realizou mais uma edição do Mutirão do Glaucoma nas Unidades Básicas de Saúde da Zona Rural 1 e 2, uma iniciativa que ocorre a cada trimestre para promover o cuidado oftalmológico em nossa comunidade.
Durante o mutirão, os pacientes receberam atendimento especializado de um oftalmologista, que conduziu exames e verificou a pressão ocular. Além disso, como parte integrante desse projeto, foram fornecidos colírios aos pacientes, visando assegurar o tratamento contínuo ao longo dos próximos três meses.
Segundo os especialistas, o glaucoma é uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro.
Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma. Mas é importante ressaltar que não existe um determinado valor da pressão intraocular para gerar o aparecimento da doença, o que quer dizer que uma pessoa pode desenvolver o glaucoma com uma pressão relativamente baixa e outra pode desenvolver com uma pressão mais alta, varia de paciente para paciente.
Por isso, ao notar qualquer mudança, é fundamental buscar por um especialista para averiguar o problema. Outra informação relevante é sobre o tratamento do glaucoma. Quando o problema não é tratado, o glaucoma pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, o que causa uma perda progressiva no campo da visão e pode até mesmo progredir para a cegueira permanente. É por este motivo o glaucoma é um problema que deve ter toda a atenção.
Com informações da Ascom BJL