sábado, novembro 23, 2024

No Vale do São Francisco acumulado de chuvas pode passar de 300 mm nos próximos 10 dias

Leia também

Depois de uma primavera inteira de muito calor e pouca chuva, a situação hidrológica deve melhorar na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco nos primeiros dias de 2024.

As previsões estão indicando chuvas acima da média durante todo o mês, com possibilidade de acumulados acima de 300 milímetros (mm) em algumas regiões de Minas Gerais, e de até 200 mm na Bahia, pelos próximos dez dias.

As últimas rodadas dos principais modelos matemáticos de previsão indicam que os maiores volumes devem ocorrer na Região Central de Minas, Oeste e Metropolitana de Belo Horizonte.

Os volumes também devem ser elevados no Noroeste e Norte de Minas, assim como nas localidades do Centro Sul, Oeste e Vale São-franciscano da Bahia. Todas as outras bacias hidrográficas de Minas Gerais devem receber chuvas volumosas durante todo o mês de janeiro.

No Nordeste, boa parte da região também deve registrar precipitações acima da média. Os maiores volumes devem ficar nas áreas do Médio São Francisco, com diminuição gradual no Submédio e Baixo, onde as chuvas devem bem menores.

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 15 de janeiro, um canal de umidade, provável Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), Centro-Sul da Bahia e dos estados do Maranhão e Piauí.

Reservatórios

O nível do rio São Francisco seguiu dentro da normalidade durante os últimos meses devido às defluências dos seus reservatórios, no entanto, a maior parte dos afluentes segue em cota de estiagem, cenário que deve ser revertido com as chuvas das próximas semanas.

No reservatório da Hidroelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, o volume útil atual é de 47%. Ja na Hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, o volume chegou a 51% neste sábado (30).

Nas primeiras horas deste domingo (31), alguns temporais foram registrados em cidades da Região de Guanambi, na Bahia. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre as cidades monitoradas, os maiores volumes até as 4h, foram Guajeru (38mm), Matina (36mm), Igaporã (28,4), Palmas de Monte Alto 28 mm.

Em Bom Jesus da Lapa, a chuva começou por volta das 3h e em pouco mais de uma hora já havia acumulado quase 60 mm.

A Ricardo Imóveis é a pioneira na expansão imobiliária de Bom Jesus da Lapa e região na Bahia. (77) 3481-5899

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias