Diante da iminência para a concretização da super federação entre União Brasil, Progressistas e Republicanos, o deputado federal Arthur Maia (União), saiu em defesa do modelo como forma de unificação parlamentar. Presente na Lavagem do Bonfim, em Salvador, nesta quinta-feira (11), o político sinalizou que a federação é uma tendência a ser aderida por todas as legendas.
“As federações são boas para o Brasil, porque você mantém o parlamento mais unificado, é mais fácil em um país que vive na realidade um semi-presidencialismo, é mais fácil a condução das negociações na Câmara se você tiver blocos maiores em que você possa dialogar com o governo para que o país possa caminhar na mesma direção. Essa é a minha ideia”, defendeu em entrevista ao Bahia Notícias.
Apesar da fala, Maia não se posicionou sobre a federação entre União Brasil, Progressistas e Republicanos. A junção das siglas ainda tem resistência de alguns líderes, apesar de o prefeito Bruno Reis (União) ter apontado que existe um grande avanço para a concretização do debate, podendo ser realizada até mesmo antes das eleições de outubro
Ao BN, algumas lideranças do PP no estado indicaram que as negociações ainda são iniciais, podendo não ocorrer em 2024. Já o presidente do Republicanos na Bahia, Márcio Marinho, sinalizou ao site que existem algumas dificuldades locais para o ajuste e possui um sentimento de que “essa federação não vai vingar”.
BN