No último dia de setembro, o município de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria de Saúde, finalizou a campanha setembro amarelo, que acontece em todo território nacional.
A campanha que ocorre todos os anos serve para os servidores envolvidos propagarem nas escolas e outras organizações a importância da saúde mental e sobre a valorização da vida, principalmente nos tempos difíceis em que a humanidade está vivendo.
Peças ostensivas nas redes sociais foram destaque em forma de textos e vídeos:
“A vontade de viver aparece sempre, resistindo ao desejo de se autodestruir. Muitas vezes, os pedidos não são expressos, mas sim sinais algumas que são difíceis de serem identificados, como mudanças bruscas de comportamento, abandono de atividades profissionais e hobbies, doação de coisas às quais tinham apego, alternâncias repentinas de humor ou frases soltas como: “eu preferia estar morto”, “eu sou um perdedor”, “os outros vão ser mais felizes sem mim”, “queria poder viajar e nunca mais voltar”. São sinais de difícil identificação, especialmente para quem convive com a pessoa, razão pela qual não existem culpados ou responsáveis por não terem tido essa percepção”, alerta a coordenação da campanha.
Saber os seus limites é essencial, forçar a sua mente durante um período prolongado de tempo, rotinas estressantes, não dar descanso e diminuir o ritmo causam graves consequências. Dedicar-se para conseguir chegar em um objetivo é ótimo, mas levar em conta sua saúde mental é primordial.
Mensagens como as dos dois parágrafos acima foram a tônica da campanha, que apesar de ter a duração de um mês, é para ser lembrada o ano todo.
O objetivo, na verdade, é a prevenção ao suicídio, o capítulo mais doloroso da história de famílias que têm no lar, pessoas afetadas mentalmente.
Da redação