Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde e o setor de Endemias iniciaram os bloqueios focais contra a dengue.
O bloqueio tem como objetivo aplicar em pontos estratégicos adulticidas (inseticida para combater formas adultas do mosquito Aedes aegypti).
A aplicação do adulticida/bloqueio está ocorrendo inicialmente nos pontos estratégicos nos quarteirões com casos confirmados de dengue por critério laboratório.
Dengue virou epidemia
Com número de casos quatro vezes maior do que o registrado em 2023, a dengue virou doença grave no Brasil. Os dados alarmam tanto a população quanto o Governo Federal. A comparação: no ano passado, o registro de ocorrências entre janeiro e fevereiro foi pouco maior de 128 mil. Agora, apenas nesse início de 2024, o volume ultrapassou 524 mil. O Ministério da Saúde explica que tais estatísticas incluem infecções confirmadas e as que ainda estão em análise. Mesmo assim assombra, pois nesse levantamento 84 mortes pelo Aedes aegypti foram comprovadas — dado oficial até quarta-feira, 14. A explosão acima do meio milhão causa temor no País, pois a vacina chegou mas não está disponível para todos.
O enfrentamento da doença passou a ser prioridade da pasta, que há duas semanas iniciou a distribuição do imunizante Qdenga, do laboratório japonês Takeda Pharma, para os estados prioritários.
Com informações da Ascom BJL