A mudança de perfil dos candidatos a vereador tem demonstrado que algo foi modificado na sena política nas eleições municipais.
Na comparação entre líderes comunitários e os candidatos “famosos”, faz-se necessária uma reflexão aprofundada do papel de um vereador na estrutura política. Com o advento da Internet, e o impacto das redes sociais nas experiências políticas das pessoas, um tipo político tem nada convencional, e forasteiro no debate político tem aparecido para a concorrência do pleito eleitoral em 2024.
Esse tipo político, essa redatora tratará como candidato “Famosinho”, pois, em âmbito geral esses candidatos não possuem nenhuma causa nobre definida, e nenhuma luta aparente, apenas produzem conteúdos de entretenimento ou mesmo comercial, normalmente, fazem questão de não se posicionarem no debate político, já que se o fizerem terão suas posições questionadas por parte da população, e isso não será bom para os negócios.
Em contraponto a esse tipo político, digamos forasteiras, destacamos as tradicionais lideranças comunitárias. Essas lideranças costumam ser pessoas da própria comunidade, e geralmente tem uma atividade voltada aos problemas do cotidiano dessa localidade, costumam prestar pequenas colaborações, favores, enfrentam as necessidades da comunidades reivindicando melhorias, no que diz respeito às áreas do poder público que são responsáveis pelo bem comum àquela população: educação, saúde, infraestrutura, ETC.
Nada mais justo que quem realmente luta pelas melhorias das comunidades sejam reconhecidos pela população como seus representantes
Neste caso, a própria população precisa fazer essa avaliação e elegê-los com louvor, já que esses geralmente doam seu tempo para o bem da comunidade, deixando às vezes de dar atenção às suas famílias, abdicam do seu descanso, e enfrentam muitas vezes o poder público para melhorar o lugar onde moram.
Não é difícil avaliar que o candidato “famosinho” é uma farsa, por mais que seja conhecido, não será esse o que a população poderá contar no seu dia a dia, vai aparecer de quatro em quatro anos, fazendo mil promessas e dificilmente cumprirá alguma delas, pois agirá de forma fisiológica, pular de galho em galho, e se der muita sorte encontrará um padrinho político para se dar bem, já que geralmente procura mesmo é poder financeiro.
O cargo de vereador é a ponta do poder político nas comunidades e por esse motivo o ideal é que sejam eleitos aqueles que de algum modo estejam bem próximo à comunidade; precisa ser acessível e sensível às necessidades dessas localidades, só assim para a cidade realmente se se desenvolver.
Nessa eleição muitos aparecerão para pedir o voto da população, resta essa ter a devida compreensão do papel dos vereadores, para que possam ser eleitas apenas as lideranças que realmente possa cumprir o papel garantindo o direito da população.
Por Mara Cerqueira