sábado, novembro 23, 2024

Escuta do Poder – Jovens mulheres se lançam na política e prometem fazer a diferença

Leia também

As mulheres vêm fortes nestas eleições em Bom Jesus da Lapa com ex-vereadoras e nomes de expressão disputando uma vaga

#A POLARIZAÇÃO entre Fábio Nunes e Eures Ribeiro está permitindo que as mulheres na política despontem com mais força, em se comparando com as eleições de 2020, quando ficou difícil até mesmo para os partidos cumprirem com a cota feminina, que representa 30% em cada partido.

#APESAR do rigor da Lei, muitas mulheres aceitam se candidatar apenas como “laranjas” para que os partidos consigam cumprir com as metas. Entretanto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promete fiscalizar com mais intensidade as candidaturas.

#EM BOM Jesus da Lapa, na última eleição, nenhuma mulher foi eleita nas urnas, porém, duas delas que ficaram na suplência, ocuparam a bancada da Câmara por três anos devido a acordos políticos, quando os titulares Erivelton Radson e Dedezão foram secretários de obras e transporte, respectivamente.

#A MULHER mais votada foi Maria Leles, que mesmo obtendo 1.100 votos foi suplente. Este ano ela continua pré-candidata e espera superar as expectativas, voltando a ser vereadora legítima, uma vez que já  tem três mandatos, inclusive, sendo presidente da Câmara.

#ANDRÉIA do JP foi a segunda mais votada em 2020, obtendo 790 votos, entretanto, também ficou na suplência e este ano tenta se eleger pela primeira vez. Suas dificuldades é que não mais faz parte do quadro do PT, partido pelo qual tentou se eleger na eleição anterior.

#JAMIMA Queiroz, que obteve 508 votos em 2020, sendo representante do Projeto Formoso, este ano ganha a forte concorrência de Wislei Barros, jovem liderança da região irrigada. A moça sabe se promover e tem a simpatia de muita gente naquela localidade.

#A QUARTA mulher mais votada em 2020 foi Patrícia Pimenta, que representou o PSDB, entretanto, este ano parece que não vai disputar a eleição. Ela obteve 421 votos que na época foram transferidos pelo seu ex-marido, o saudoso Ricardo da Consultec.

#REGINA Tanajura apareceu em 2020 em quinto lugar com 407 votos, seguida por Juliana Vaz, que obteve 401 votos. Mas este ano, as duas forças políticas femininas, uma na sede do município e com um trabalho social reconhecido e invejável, e outra no quilombo, tendem a surpreender e provavelmente ocupar uma das 15 cadeiras da Câmara. Ninguém duvida que Regina fará um bom papel nas urnas.

#JULIANA Vaz, já experimentada na última eleição, também parece que estará brilhando durante a campanha, já que o candidato a prefeito este ano é do PT. Fábio Nunes precisa de muita força das mulheres e Juliana é uma delas.

#OUTRAS mulheres que obtiveram mais de 300 votos em 2020 não se candidataram. Trata-se de Cinara Sento-Sé e Edna Oliveira.

#RITA Ribeiro, que não disputou a última eleição, poderá vir desta vez para ajudar o irmão Eures, assim como Maria Rocha, que obteve votação fraca em 2020.

#NOVOS nomes de mulheres prometem agitar a eleição, uma delas é a própria Wislei Barros, assim como Kamilla Duarte, Kelly Dourdo e Lalai da Saúde, mulheres admiradas por muita gente e que sabem ocupar as redes sociais com muito charme e coerência, também podrão fazer um grande papel nas urnas.

#O FATO é que outras mulheres ainda não se decidiram se vão enfrentar as urnas, entretanto, até agosto vão surgir novas surpresas, de modo que a Câmara em 2026 poderá contar com a delicadeza, o charme e a ilustre presença das mulheres no pleno.

Em Bom Jesus da Lapa e região.

 

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias