sábado, outubro 12, 2024

Pesca volta a ser liberada no rio São Francisco com o fim do período de defeso

Leia também

A pesca nas lagoas só poderá ser feita a partir de 30 de abril

Instituído na década de 60, o período de defeso ocorre durante a fase de reprodução e crescimento do pescado e limita a exploração intensa, tornando a prática sustentável.

Desenvolvido em 1967 para regularizar a pescaria realizada em terras brasileiras, o defeso acontece durante o período reprodutivo dessas espécies e ocorre anualmente. Nesse intervalo, a prática de pesca desse grupo é proibida por uma temporada, para manter o equilíbrio ambiental e promover o estoque para os meses seguintes.

O período de defeso desta vez durou do dia 1º de novembro a 28 de fevereiro, entretanto, a pesca está proibida nas lagoas marginais e só vai ser liberada no dia 30 de abril.

Esse intervalo de proibição na pescaria permite que as espécies se reproduzam em volume satisfatório para quando a atividade de pesca retornar, não seja prejudicial para a continuidade da espécie ou provoque a extinção da mesma.

Os órgãos responsáveis por estabelecer esse intervalo são o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que definem o período em toda a bacia do rio São Francisco.

reprodução

Nesse período os municípios baianos de Malhada, de Carinhanha, de Serra do Ramalho, de Sitio do Mato, de Bom Jesus da Lapa, de Paratinga, de Ibotirama, de Morpará, de Barra, de Xique-Xique, de Sento Sé, de Pilão Arcado e de Remanso receberam os agentes ambientais do Instituto.

A fiscalização ocorreu de maneira fluvial e terrestre. Os estoques dos estabelecimentos comerciais e embarcações foram vistoriados, assim como os locais apontados em denúncias recebidas pelo Instituto. Aliadas às atividades fiscalizatórias, foram promovidas ações educativas com pescadores e comunidades ribeirinhas.

Durante a operação foram apreendidos 33.500 metros de rede de pesca, equipamento de uso proibido durante a piracema. Os fiscais realizaram a soltura dos animais presos nas redes que, posteriormente, foram inutilizadas.

Bom Jesus da Lapa

Atuamos no mercado imobiliário de Bom Jesus da Lapa – BA, trabalhando com a compra, venda e administração de imóveis. Trabalhando, também, com a prestação de serviços na elaboração de contratos particulares de compra e venda e de aluguel – (77) 3481-5899

O período da piracema (defeso) está encerrado no leito do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa, vale lembrar que a ação que ocorre de novembro até fevereiro é fundamental para assegurar a reprodução de muitas espécies de peixes e assim garantir a manutenção do ciclo de vida dos mesmos, garantindo com que se tenha oferta de peixes no futuro.

Já o que se refere ao período de defeso nas lagoas marginais do rio o prazo é estendido até o dia 30 de abril, conforme Portaria n°50/2007 – Defeso/Piracema/Baixo do São Francisco, nos Artigo 1⁰ Parágrafo 2⁰ do IBAMA.

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a Secretária Municipal de Meio Ambiente alertam aos pescadores profissionais e amadores da responsabilidade da preservação dos rios e das espécies e agradecem pela cooperação no período da Piracema no leito do Rio São Francisco.

Da redação, com informações do Ibama e Ascom BJL

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias