sábado, outubro 12, 2024

Cardápio de mulher que pode ser a mais velha no planeta inclui melancia e mocotó

Leia também

Idosa vive em Bom Jesus da Lapa e colocou a capital baiana da fé na mira da imprensa

A baiana Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, já está em casa, após ter passado mal e ter recebido atendimento médico. O susto ocorreu na última semana, e fez a idosa ser “descoberta” pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela já retomou a rotina e o que chama atenção é sua dieta nada restritiva.

A baiana, que pode ser a pessoa mais velha do mundo, tem uma alimentação variada que vai de frutas ao mocotó.

“Ela come de tudo, o que você der, ela come. O problema é que um dia ela come bem, aí no outro já come muito pouco, mas ela come muita fruta. Ela gosta muito de melancia, mas também come feijoada e mocotó. Graças a Deus, nada disso nunca fez mal a ela”, diz Célia Cristina Gomes dos Reis, de 63 anos, neta da idosa.

“Fruta é o que ela gosta mais, mas o que oferecer, ela come”, confirma a bisneta Vitória Stefani.

“A médica disse que a saúde dela está ótima. Ela não tem doença crônica nenhuma, nem diabetes, nem colesterol alto, pressão alta, nada”, completa Célia.

A idosa vive com a neta, já que todos os filhos já morreram. Os documentos de Maria Gomes dos Reis comprovam que ela nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.

Célia conta que mesmo após o centenário, Maria Gomes seguia ativa, com atividades domésticas. Mas há cerca de oito anos, ela fraturou a bacia e passou a viver acamada.

“Ela sempre foi bem ativa. Até outro dia, ela lavava as roupinhas dela, fazia as coisas. Hoje em dia, apesar de acamada, ela segue bem. Fazemos as massagens nas pernas, ela está bem”, disse.

Célia diz que a avó sempre foi bastante reservada e contava poucas histórias sobre a vida. “Ela nunca falou muito. Mas uma coisa que ela dizia muito é sobre o lugar onde ela nasceu, que era uma ilha aqui da região, que se chama Ilha do Carrapato. Lá que ela viu (pela primeira vez) o bicho de asa dura, como ela chama o avião”, conta Célia.

A Emplacadora Vale do Corrente em Bom Jesus da Lapa oferece serviços como primeiro emplacamento, transferência e recadastramento de veículos, e outros.Rua Francisco Magalhães, 116, Centro, Bom Jesus da Lapa, BA – (77) 3481-3383

Via G1

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias