domingo, maio 19, 2024

Quem foi responsável pela iniciativa que levou água potável para o Projeto?

Leia também

O ano era 2017, a cidade, Bom Jesus da Lapa, quando o então vereador Romeu Thessing teve a iniciativa de começar uma luta para que os moradores do Projeto Formoso pudessem ter água tratada na torneira de casa. Com o apoio das igrejas; católica, evangélica e vários setores da sociedade civil, naquele momento, foi travada uma luta em favor das comunidades dos setores 04 e 33 e durou por volta de cinco anos.

O Projeto Formoso é uma comunidade riquíssima, no entanto até meados de 2021’ ainda não tinha o direito a um bem imprescindível, água potável, garantido pela Constituição Federal. Com mais de trinta anos de existência, era triste ver o sofrimento vivido pelos moradores que ficavam à mercê da boa vontade dos políticos locais para levar da sede a água para uso domestico, entregue em carros pipas ou se deslocarem até uma caixa d’água de uso coletivo.

Essa abra só foi possível por meio das políticas públicas federativas, mais precisamente por meio de emendas parlamentares destinadas pelo Deputado Federal, Arthur Maia.

A importante obra foi executada pela Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, e contemplou com água potável a 1.271 famílias. Nesse empreendimento foram investidos por volta de seis milhões de reais e trouxe a dignidade a esses brasileiros que tanto necessitavam de apoio.

A importância da iniciativa do então vereador Romeu Thessing nasceu justamente na comunicação com os moradores, no sentido de informar seus direitos e importância da luta daquela comunidade, ele lembra de tantas visitas feitas aos órgãos competentes, juntamente com os moradores, até o inicio das obras. E ressalta o apoio do deputado Arthur e do superintendente Haley Xavier, personagens decisivos para o sucesso dessa obra.

Só quem é uma pessoa que conhece o homem e a mulher do campo sabe a tristeza que é não ter água tratada para as necessidades básicas da família, esse  é o caso desse gaúcho que ainda muito jovem se estabeleceu no sertão da Bahia, no município de Bom Jesus da Lapa.

Homem temente a Deus, Romeu vê na face de cada morador rural a mesma luta de seus pais que também eram moradores do campo, e por esse motivo, fez da sua luta a busca por condições melhores para as comunidades se desenvolverem.

Muitos dos seus projetos como vereador foram de proporcionar acesso à água e energia elétrica para as comunidades rurais no interior do município.

A Ricardo Imóveis é a pioneira na expansão imobiliária de Bom Jesus da Lapa e região na Bahia. (77) 3481-5899

Por Mara Cerqueira

Deixe um comentário

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome

spot_img

Última notícias