As consequências das enchentes podem ser muitas, inclusive contaminação e risco de doenças
Para proteger a população a Vigilância Sanitária e a Defesa Ambiental da Bahia fazem testes na água, além de identificar focos de possíveis zoonoses. As autoridades também informam que os testes com água sobretudo nos locais mais afetados garantem o livre consumo.
A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa segue no trabalho para voltar à rotina após as chuvas intensas e enchentes. Por isso é importante informamos alguns pontos que esse período pode trazer tanto na área da saúde como do cuidado.
Então passe para o lado para saber mais sobre prevenção e cuidados pós chuvas e enchentes no quesito possíveis doenças, uso da água e estado de alerta.
*OBSERVAÇÃO: A água tratada e disponível em
diversos pontos estratégicos, incluindo abrigos temporários, Estação de Tratamento de Água e residências da região do Beira Rio foram aprovadas em teste oficial.
Ainda não sexta-feira (24) a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, Endemias e da DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia), realizou uma importante ação de monitoramento da qualidade da água consumida pela população afetada pela enchente no bairro Beira Rio. Na iniciativa, foram coletadas amostras de água em diversos pontos estratégicos, incluindo abrigos temporários, Estação de Tratamento de Água e residências da região.
O objetivo da ação é garantir que a água consumida esteja dentro dos padrões de qualidade exigidos para o consumo humano, assegurando a saúde e o bem-estar das famílias impactadas pela enchente. As amostras coletadas foram analisadas pelo LVQA (Laboratório de Vigilância da Qualidade da Água) do município e deram dentro do padrão de qualidade e potabilidade.
Essa medida reafirma o compromisso da gestão pública com a vigilância em saúde e com a proteção da população em momentos de emergência.
Via ASCOM Bjl