Ocorreu no último sábado (05/07) a formação para professores do município referente aos “Clubes de Letramento”
A ação realizada pela SEMED foi voltada professores de matemática, ciências, língua portuguesa, história e geografia dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), ocorreu no auditório do Colégio São Vicente, com comparecimento dos profissionais e da secretária municipal de educação Andreia Leite.
Um Clube de Letramento é uma estratégia pedagógica que visa desenvolver e aprofundar as habilidades de leitura, escrita e interpretação dos participantes, indo além do ensino tradicional em sala de aula. Ele busca promover o “letramento” em um sentido mais amplo, que envolve não apenas a capacidade de decodificar e codificar textos, mas também a compreensão crítica do mundo, a capacidade de se expressar e interagir socialmente por meio da linguagem.
No contexto do Governo Federal do Brasil, os Clubes de Letramento (especialmente os “Clube de Letramento Literário e Corporeidade” e “Clube de Letramento de Humanidades e Cidadania”) são uma iniciativa do programa “Escola das Adolescências” do Ministério da Educação (MEC). Eles são pensados para oferecer:
Espaços de mediação pedagógica ativa: Onde os estudantes podem interagir de forma dinâmica com o conhecimento.
Aprendizagem significativa e instigante: Através de atividades que integram teoria e prática, tornando o aprendizado mais relevante para os adolescentes.
Recomposição de aprendizagens e superação de defasagens: Contribuindo para que os estudantes avancem em seus estudos e trajetória educacional.
Fomento ao protagonismo estudantil: Colocando o estudante no centro das práticas educativas, estimulando sua autonomia e engajamento.
Desenvolvimento integral: Oferecendo oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.
Ampliação dos espaços educativos: Ultrapassando os limites da sala de aula e chegando à comunidade escolar.
Promoção de um ambiente seguro e inclusivo: Fortalecendo o senso de pertencimento à escola.
Os Clubes de Letramento trabalham com a ideia de multiletramentos, explorando diversas linguagens e formas de expressão (literatura, corporeidade, humanidades, cidadania, etc.). Eles incentivam o debate, a troca de experiências, a colaboração entre pares e o uso de metodologias inovadoras, como a sala de aula invertida e atividades “mão na massa”.



